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domingo, 5 de julho de 2009

*FESTLIP Show no Estrela da Lapa*

*Por Denise Guerra*

*Grupo Coco da Xambá no Estrela da Lapa*

O FESTLIP está promovendo eventos paralelos às apresentações teatrais, e um destes foi a Festa Musical no Estrela da Lapa com apresentações de músicos brasileiros e internacionais dos países participantes do evento. Além da entrada franca e do lugar belíssimo que é o caso do Estrela da Lapa, a noite contou com os astros da música cabo-verdiana do Grupo Fidjus e de Mário Lúcio, da música angolana de Abel Duerê e do DJ Falcão, além da música brasileira contagiante do grupo Coco da Xambá.

Apesar da pouca convivência com a linguagem musical dos africanos, percebe-se que os ritmos, a execução musical, a interpretação e a interação com o público nos são familiar, portanto, além de ninguém ficar parado, a empatia através dos timbres, da síncope e da dinâmica musical é sobre natural, coisas da ancestralidade!

O Brasil representado pelo grupo Coco da Xambá (o qual pertence a uma comunidade terreiro de Pernambuco) abriu os shows da noite agitando o salão com as alegres danças do coco, lembrando Jackson do Pandeiro; não faltaram as emboladas e as danças do grupo em cima do palco, animavam ainda mais o público. O grupo Coco da Xambá reservou em suas homenagens uma música para Ogum, orixá guerreiro Deus protetor dos que trabalham com o ferro e com o couro, tudo haver com o grupo que é formado por inúmeros instrumentos musicais rítmicos de couro, além da pertinência de ser este um dos orixás mais cultuados no Rio de Janeiro através do sincretismo: Ogunhê meu pai! Por fim, o Coco da Xambá trouxe uma última música no estilo ritual evocando ‘Odé’, nome pelo qual são referidos Oxossi e todos os orixás caçadores como Logun-Edé. Neste clima de magia, saudação e energia, terminaram sua brilhante passagem pelo Rio de Janeiro. Axé Coco da Xambá! Obrigada pela gentileza de sairem do camarim para fotografarmos juntos! Voltem sempre!
*Minha foto com o Grupo Coco da Xambá *
*Estrela da Lapa - Rio de Janeiro - Brasil*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.