Mais um baluarte do Samba e da Portela foi iluminar o céu com seu brilho e sua arte. Falo do Compositor, Cantor, Walter Alfaiate (Walter Nunes de Abreu, 1930 - 2010) que nasceu e foi criado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, onde desde criança gostava de cantar.
Começou no coral do Colégio Mendes Viana, também em Botafogo, e aos 13 anos iniciou seus trabalhos de alfaiataria, profissão que exerceu por muitos anos. Desde cedo freqüentou os blocos carnavalescos de Botafogo e adjacências, como compositor e fazendo parte do núcleo de sambistas do bairro.
Em 1947 conheceu Mauro Duarte no campo do Fluminense, após uma partida de futebol no qual os dois, Botafoguenses, presenciaram a derrota do alvinegro. Por essa época, conheceu também outros compositores do bairro e fez parte da geração que incluía, além de Mauro Duarte, Mical, Zorba Devagar, Niltinho Tristeza, geração que viria a influenciar outro jovem compositor, também de Botafogo, Paulinho da Viola. Pertenceu Ala de Compositores do Bloco Mocidade Alegre de Botafogo, Bloco do Funil, São Clemente e Foliões de Botafogo.
Teve sete filhos com quatro esposas diferentes.Viveu no próprio ateliê, em Copacabana, desde 1980, entre rolos de tecido e registros de shows e sambas.
No ano 2000, foi o anfitrião de uma roda de samba no bar Far Up, em Botafogo, que reuniu sambistas como Rildo Hora, Guilherme de Brito, Nei Lopes, Elton Medeiros, Beth Carvalho e Cristóvão Bastos, entre outros. Integrante da Ala dos Compositores da Portela, freqüentador da escola desde o tempo em que ela ensaiava no Mourisco, sede do Botafogo Futebol Clube.
Já estamos sentindo falta desta presença sorridente, da sua alta costura de sambas entre a zona norte e a zona sul do Rio de Janeiro, da sua voz marcante! Ficamos com o brilho do seu olhar, das suas músicas e aquele brilho que do céu iluminará nossas noites de furdunço! Sua Benção Walter Alfaiate!
3 comentários:
É o Rio de Janeiro e o bairro de Botafogo estão de luto, apesar de não conhecer a fundo da obra do mestre Valter Alfaiate sua perda e inrreparavél.
Todoas as hoemenagens são poucas para esse grande baluarte do samba.
A Portela é um berço de gênios e vistuoses.
Bjs.
Olá amigos, Guará e Lucidreira, assim são as estrelas, aparecem aqui na terra,enchem nossos corações de luz e depois se vão deixando um vazio e muita saudade! que bom que temos sua obra pra nos confortar! Obrigada pela presença de vcs! Bjs!
Postar um comentário