♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 28 de março de 2010

♫Explêndido Musical Ganhador do PRÊMIO SHELL 2006 Restréia - BESOURO CORDÃO-DE-OURO - Imperdível!!!♫




♫CAROS LEITORES E AMIGOS
♫Vocês não podem perder a R E E S T R É I A da peça BESOURO CORDÃO-DE-OURO!!! Eu vi o Filme sobre o Besouro (muito interessante!), li o Livro (super legal!)que até fiz uma promoção aqui no blog, e já vi esta Peça 2 Vezes, espero ver a terceira vez pois, ela ultrapassa todas as abordagens anteriores! os atores nos envolvem de tal maneira que nos sentimos no tempo do Besouro. NÃO PERCAM!


♫BESOURO CORDÃO-DE-OURO
♫P R E M I O S H E L L 2006 - M Ú S I C A E D I R E Ç Ã O M U S I C A L

♫TEXTO E MÚSICA - Paulo César Pinheiro.
♫DIREÇÃO - João das Neves. DIREÇÃO MUSICAL - Luciana Rabello.
♫COM: Ana Paula Black / Alan Rocha / Cridemar Aquino/ Iléa Ferraz / Letícia Soares / Marcelo Capobiango/ Maurício Tizumba / Raphael Sil / Sérgio Pererê/ Valéria Monã / Victor Alvim "Lobisomem" William de Paula / Wilson Rabelo.

♫TEMPORADA 2010: 05 de março a 25 de abril / 6ª a domingo - às 20h.
♫SESC TIJUCA Rua Barão de Mesquita, 539 - Tijuca Tel.: 21-3238-2100

♫DETALHES SOBRE A PEÇA:
Besouro Cordão-de-Ouro é o primeiro texto para teatro de Paulo César Pinheiro, um dos maiores compositores brasileiros. O musical é uma homenagem a Manuel Henrique Pereira (1897-1924), o Besouro Cordão-de-Ouro ou Besouro-Mangangá, maior capoeirista de todos os tempos da Bahia e Exu Kerekekê dos candomblés baianos. De maneira lúdica, o espetáculo mostra a trajetória, a filosofia, a prática e a música do mestre Besouro. Sua vida é contada em música e nas histórias de outros mestres capoeiristas como Canjiquinha, Bimba, Barroquinha, Caiçara, Budião, Rosa Palmeirão, Dora das Sete Portas e Pastinha.
Com direção geral de João das Neves e direção musical de Luciana Rabello, Besouro Cordão-de-Ouro conta um pouco da história do Brasil e da nossa formação, com raízes culturais na música, na dança e no ritual. Para João das Neves, o texto de Paulo César Pinheiro humanizou a figura de Besouro, sem mitificá-lo: "Este espetáculo é importante para o reconhecimento da cultura negra, resgatando estas figuras tidas como desordeiras e retratando-as com sua verdadeira face. Mostra mais profundamente a complexidade das relações dos descendentes de escravos e a sociedade brasileira. No fundo, este espetáculo resgata todas as etnias brasileiras e a forma de resistir com altivez". A música Lapinha, escrita por Paulo César Pinheiro a partir de verso composto por Besouro, dá mote ao musical. A canção ganhou oito novos versos destinados a cada personagem do espetáculo. Além disso, Pinheiro preparou dez novas composições, uma para cada toque do berimbau: Jogo de Dentro, Jogo de Fora, São Bento, Angola, Cavalaria, Benquela, Barravento, Iúna, Samango, Santa Maria e Besouro.
O elenco, todo composto por atores negros, foi escolhido em workshops realizados em meados de 2006 e preparado pelos Mestres Casquinha e Camisa, que transmitiram os princípios da capoeira.
A roda de capoeira ganha ambientação com o cenário de Ney Madeira, composto por caixotes de madeira perfurados que lembram um mercado; balaios espalhados pelo chão que funcionam como poltronas e painéis para os versos das músicas do espetáculo. Essa caracterização, inspirada no poeta Gentileza, transfigura com teatralidade o ambiente dos personagens, fazendo com que a platéia participe das cenas.
Besouro Cordão-de-Ouro já recebeu indicações ao Prêmio Contigo de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo Musical Brasileiro e Melhor Cenário; e, ao Prêmio Shell de Melhor Direção, Música e Cenário, vencendo na categoria melhor música do ano de 2008.
SOBRE O PERSONAGEM BESOURO:
Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), Manuel Henrique Pereira deixou seu nome gravado nas rodas de capoeira do Brasil inteiro. Metido em política, impunha respeito e temor aos poderosos no princípio de século XX na velha Bahia. Além de capoeirista, tocava violão e compunha sambas-de-roda e chulas.
Depois de escapar de tiros da polícia e bater em todo mundo, sua vida virou lenda. A canção Canto do Besouro, composta por Noel Rosa, traz versos de sua autoria: "Quando eu morrer/ Não quero choro nem vela/ quero uma fita amarela/ gravada com o nome dela". Esse refrão também foi usado por Paulo César Pinheiro na canção Lapinha (escrita em parceira com Baden Powell), sua primeira música gravada e sucesso na voz de Elis Regina (com a qual venceu um dos mais concorridos festivais de música popular, a Bienal do Samba, da TV Record, em 1968).
Besouro foi morto em uma emboscada, atingido por uma faca de ticum, veneno que não deixa a ferida cicatrizar.
*Fonte:

2 comentários:

Em@ disse...

Que bom eu ter vindo parar aqui.
Também eu tenho Africa no coração, ou melhor, tenho alma africana. Sou uma angolana (caucasiana) há três gerações, mas resido em Portugal desde 75. adorei 2 selos que tem na barra esq. o "com áfrica no coração" e o "viva a diversidade". será que os posso colocar no meu blog? com os devidos créditos, é claro.
voltarei, pois fiz-me seguidora.
abraço bem africano.
Em@

Denise Guerra disse...

Olá Em@, seja bem-vinda irmã africana! Obrigada pela visita e por se tornar seguidora do blog. Você pode pegar os dois selos com certeza mas, não fui eu que os fiz, peguei na WEB e não tinha um autor nominado. Quando puder visitar novamente e quiser conhecer meus textos encontrarás nos TEMAS do Blog. Depois quero visitar o seu blog. Afro-abraços!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

Licença Creative Commons
Afro-Corporeidade e Africanidades de Denise Guerra dos Santos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at afrocorporeidade.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://afrocorporeidade.blogspot.com.

*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*






*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

*ACESSE  http://www.africaeafricanidades.com.br*


*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*
*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

Related Posts with Thumbnails

♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.