♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

quarta-feira, 14 de abril de 2010

♫É Hoje o imperdível Show da Cantora LUÍZA DIONÍZIO no Teatro Rival - 19:30 - Com Participação Especial de FÁTIMA GUEDES!♫


Luiza Dionizio não é, como se já fosse pouco, apenas a maior cantora inédita em disco do Brasil. Não é somente a melhor voz de uma Lapa cheia de vozes novas. Não é só a bola da vez. Nem aquela cantora que quem é malandro mesmo já identificou. Senão pergunte ao poeta Wilson Moreira (“o brilho de uma linda cor com toda a virtuosidade”), consulte tecnicamente a professora Fátima Guedes (“É uma das cantoras mais elegantes e exatas que eu conheço Ou, ainda, lembre de quem é a voz que o genial Luiz Carlos da Vila gostava tanto de ouvir nos seus momentos de entrega total à música, fora dos holofotes, num quintal da Vila da Penha natal de ambos...
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Devoção apresenta um repertório escolhido cuidadosamente, Luiza faz um retrato da música carioca contemporânea. É, como disse, o retrato de uma utopia, a do samba como algo vivo, vibrante, atual como o canto dela. O primeiro disco de Luiza, cuidadosamente gestado nos últimos anos e ansiosamente esperado pelo mundo do samba, explica essa utopia. Lança, por exemplo, um samba que já nasce clássico e que encarna mesmo a utopia: “Vila da Penha”.
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Trata-se de uma parceria de um autor consagrado, Luiz Carlos da Vila, com um jovem promissor, Luiz Carlos Máximo, de quem Luiza é a principal intérprete.O disco joga uma luz muito especial sobre a figura de Luiz Carlos Máximo, compositor da nova geração que, como Luiza, é bola da vez, já ganhou dois sambas da Portela mas ainda não foi cuidadosamente observado fora do meio. É dele a sinuosa melodia do samba choro “Velho amigo”, feito sobre soneto de Paulo César Pinheiro em homenagem a Aldir Blanc, e que comprova seu talento musical. É dele também letra e música de “Conceição da Praia”, emocionante homenagem à santa de devoção de Luiza.
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Venha conferir a bela voz de Luiza Dionizio!
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*Participação especial: Fatima Guedes
Serviço:Teatro Rival PetrobrasDia 14/04– Terça e Quarta – às 19h30
Rua: Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia
Preço:R$ 30,00 (Inteira)R$ 20,00 (Os 100 primeiros pagantes)R$15,00 (Meia)
Classificação: 16 anos
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♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.