♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 4 de setembro de 2011

*Curso de História da Baixada Fluminense - Estudo de Campo: Riquezas e Abandonos*

*Estudo de Campo do Curso de História da Baixada Fluminense*
*Visita à Fazenda São Bernardino*
*Profº Nilson à frente apresentando o profº Drº Manoel Ricardo Simões, Geógrafo que  palestrou sobre as riquezas geográficas do local*

*Profº Drº Nielson Bezerra, historiador cursando pós-doutorado no Caribe, especialista em Escravidão no Brasil, falando sobre os marcos históricos da nossa visita*
*Curso cheio de riquezas além de pessoas muito interessadas!*
*Possível entrada da casa grande da Fazenda São Bernardino - Nova Iguaçú - Rio de Janeiro*
*O Descaso é visível!*
*Na parte de dentro da sala há dois buracos quadrado que suspeitamos ser de um possivel  local para guardar riquezas escondidas no assoalho ou um jardim interno*
*Visão interna de um dos buracos quadrados que falei*
*Faixada lateral*
*Numa descida lateral a casa grande vê-se a Senzala da Fazenda São Bernardino*
*Matriz Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu - Só sobrou esta torre da igreja!
*Sr. Luís Alonso um dos protagonistas da Emancipação de Queimados, Brava Gente Brasileira!!!*
*Sr. Luís Gonzaga, 88 anos de lucidez, Sensatez e história pra contar!!! Auto-didata, Comunista, Ativista político, Pacífico e Engajado nas questões de valorização dos Trabalhadores da Baixada Fluminense e em Defesa da Educação de Qualidade!!! Um marco na História de Queimados que ouvimos com muito prazer!!! Obrigada meu Deus por este Presente!!!

*Matriz Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu - Só sobrou esta torre!
Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário - Ao fundo a Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçú*
*Na frente deste "lago, mangue, rio?!" a estrada das escravas, talvez um braço do Rio Iguaçú, hoje água verde de produtos químicos, um horror!
*Reisado do Oriente: forte cultura em Caxias*
*Palhaço do Reixado do Oriente*
*Museu Vivo do São Bento Um complexo de diversos aparelhos culturais históricos - imagens da Fazenda*
*Frente da Igreja da Fazenda do São Bento, preservação a duras penas! ao lado a igreja segue escorada por estacas. Descasos e mais descasos!

*Museu vivo do São Bento: Um Raul Seixas feito de folhas de bananeira, super legal!!!
*Raulzito em pessoa, digo em folhas de bananeira!!!
*Detalhes musicais da cultura local!!!
*Marcas étnicas da Baixada Fluminense: Afro-brasileiras e ameríndia*

*Acho que é uma funerária?!
*Quadro pintado sobre a fazenda São Bento*
*Uma sala especial: Memórias da Infância*
*Sambaqui - sítio arqueológico em Duque de Caxias com resquícios pré colonização portuguesa, recheado de calcário com vários restos de frutos do mar!
*Olha aí as conchinhas aparecendo na terra!
*Fósseis de seres humanos achados neste sítio Sambaqui, acima um homem e abaixo uma mulher com uma criança, provavelmente indígenas Tupinambás!
*Igreja de Nossa Senhora do Pilar em Caxias, uma analogias as igrejas do Pilar em cidades históricas como Ouro Preto! Marcas da histórica colonial da Baixada e mais uma vez o descaso impera!
*Agradecemos aos ilustres professores doutores: Antônio Augusto aqui à frente coma palavra,  Nielson Bezerra de boina, e Manoel Ricardo Simões entre os dois na parte de trás da foto. O Curso foi maravilhoso por causa de vcs!!!
*Anoitecemos em frente a Nossa Senhora do Pilar*
*Professor Nilson, o mentor deste belíssimo curso, agradecemos imensamente e parabenizamos pela qualidade do mesmo!!!
*Até outro dia quem sabe amanheça na consciência do poder público deste país que nossas riquezas precisam e devem ser preservadas e valorizadas! A esperança é a última que morre!!!

6 comentários:

Memória e História de Queimados disse...

Oi Denise!
Já estamos seguindo seus blogs! Já seguíamos o Escola, lugar de ser feliz. As fotos do nosso trabalho de campo ficaram ótimas! Estou esperando Nilson me passar as que ele tirou pra poder fazer aquele álbum e linkar no blog.
Espero que vocês gostem da segunda fase do curso!
Abraço

Unknown disse...

Oi amiga, realmente me arrepuiou de ver as imagens, isso sim que é uma estória da história do nosso povo, matéria muito bem feita e contada.
Parabéns.
Fiquei muitos dias sem poder postar e ou entrar nos blogs dos amigos, pois o trabalho fora não me deixava tempo. Só chegava em casa para banhar-me e dormi, para acordar cedinho cedinho. Risadas.
Abraço

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Denise
Estou maravilhado, gostaria de estar lá também. Pena que as autoridades não sabem a riqueza histórica que isso representa. Adorei.
Bjux

Rodrigo disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro super organizado com ótimo
conteúdo gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho voltarei mais vezes no seu encantador blog que DEUS ilumine seus caminhos e de seus famíliares
Desejo muito sucesso

Guará Matos disse...

Muito legal, espetacular!
Poxa, tantas coisas que retratam a nossa história jogadas ao acaso, por conta das autoridades de nada que temos.
Super legal esse curso, menina Denise.
Bjs.

Impressões Amazônicas disse...

Muito bom Denise!!! Adorei as fotos. A história é realmente um patrimônio que não podemos deixar de lado. E viva o Raulzito. De bananeira e tudo!!! hehe!
Beijo,

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.