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sexta-feira, 25 de junho de 2010

*O que a JABULANI Anda Celebrando Nesta Copa do Mundo?*


*Por Denise Guerra

O nome da gorduchinha em questão tem por significado semântico CELEBRAÇÃO, mas, o que a dona JABULANI tem celebrado nesta copa? Logo de início a Jabulani já custou aos goleiros de duas seleções frangos homéricos (ou seriam perus?). Credita-se também a esta redonda um cem números de passes errados, inúmeros jogos aéreos, pênaltis mal cobrados, escanteios deslocados e alguns pisões na bola, fazendo o torneio de craques parecer as velhas peladas dos jogos de várzea tão populares em nosso país.

Nesta copa a zebra se soltou para ir atrás da Jabulani conseguindo alcansá-la com facilidade! Grandes seleções como a França e a Itália já voltaram para casa com a sensação do pesadelo desta celebração em forma de bola. Outras grandes seleções passam sufoco para se classificar diante do esférico implemento esportivo.

Será que alguém está celebrando como a idéia da Jabulani presumi? Claro que a África do Sul, mesmo com a campanha menor do que outras seleções está celebrando sua visibilidade, sua superação! Fazer uma copa do mundo é uma imensa responsabilidade para qualquer país, e para um país africano ainda mais, por tudo que encerra seu lugar inferiorizado pelos grandes países.

Celebrar a união entre os povos, a tradição das onze línguas e etnias numa bola, a primeira copa no continente africano, a renovação de um país que tem um povo extremamente festeiro, acolhedor, criativo e barulhento (ah, Vuvuzela!), deve ser o grande legado da Jabulani, do Madiba, dos Bafana-Bafana, e de todos os africanos! THANKS YOU SOUTH ÁFRICA!!!

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.