Reforçando os objetivos propostos em suas três primeiras edições, o Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiraspretende contribuir para a promoção da cultura de raiz afro-brasileira, dando continuidade aos debates sobre integração racial no Brasil de hoje. O projeto irá apresentar, mais uma vez, um Seminário, espetáculos de música e dança e oficinas culturais, que darão ao público carioca uma mostra da herança cultural que o povo de origem africana legou a nosso país.
O Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras será realizado em janeiro de 2011, com ENTRADA FRANCA para todos os eventos. Espera-se que, com o sucesso também de sua quarta edição, o Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras se consolide como o maior festival do gênero na cidade do Rio e entre definitivamente para o nosso calendário cultural.
O Festival Afro, como nas edições anteriores, é composto de três eventos integrados:
IV Seminário “Inserção e Realidade”
Com o objetivo de discutir a história, a cultura e a realidade dos cidadãos afro-descendentes em nossa sociedade, será realizado o Seminário Inserção e Realidade, no auditório da Academia Brasileira de Letras, no Centro, que terá a participação de jornalistas, pesquisadores, personalidades da cultura afro-brasileira e público interessado. O seminário, que terá três mesas-redondas, será coordenado pelo ator e diretor Milton Gonçalves e irá enfocar temas significativos e atuais no contexto da cultura afro-brasileira.Espetáculos de Música e Dança
O Festival Afro terá apresentações de doze grupos musicais, autênticos representantes da diversidade cultural afro-brasileira, representada por ritmos como samba, jongo, congadas, lundu, afoxé e muitos outros. A direção artística dos espetáculos será do escritor e produtor musical Haroldo Costa, uma das maiores autoridades em matéria de música e cultura afro-brasileira. As apresentações de música e dança serão realizadas no Teatro SESC Ginástico, no Centro, de 27 a 30 de janeiro de 2011, sempre a partir das 19hOficinas Culturais
Como em suas edições anteriores, as oficinas culturais que serão oferecidas no Festival Afro têm o objetivo de promover a aproximação e a interação entre artistas e o público. Nelas, os artistas convidados falarão sobre suas origens, sua cultura e suas influências, além de divulgar o seu trabalho e interagir com o público presente, que poderá participar de “aulas” de música, dança, percussão, pintura, artesanato e outras. As oficinas serão realizadas de 27 a 30 de janeiro de 2011, nos jardins do Museu da República, no Catete.
O projeto Festival de Música, Dança e Cultura Afro-brasileiras pretende divulgar para todo o Brasil a noção de uma raça “brasileira”, fruto do pluralismo e da miscigenação, além de popularizar a cultura e as manifestações artísticas nascidas da fundamental contribuição cultural que o povo africano legou ao nosso país.
Um belíssimo programa Cultural com direito a:
*SEMINÁRIOS de 25 a 27/01 as 17h
*O Negro na Literatura
*Repensando o Negro
*O Negro e as artes cênicas
*OFICINAS de 27 a 30/01 de 11 as 17h
*Percussão Afro-nordestina
*Dança Afro
*Cerâmica negra
*Tambores e tradição mineira
*Capoeira
*Fabricação de instrumentos musicais
*Roda de Brincantes festeiros
*Dança dos Orixás
*Sonoridades e cantos afro-brasileiros
*SHOWS de 27 a 30/01 das 19 as 21h
*Cia Étnica de Dança Carmem Luz
*Caixa Preta (Jongo)
*Zé Renato
*Orquestra de Tambores
*Luíza Dionízio
*Maurício Tizumba
*Tambolelê
*Nilze Carvalho
*João Bosco
*Grupo de Arte Ilê Ofé
*Gabriel Moura
*Carioca Samba Jazz
Nenhum comentário:
Postar um comentário