♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

sábado, 9 de janeiro de 2010

*Profª Drª CONCEIÇÃO EVARISTO na 1ª CONFERÊNCIA DE MULHERES ESCRITORAS EM NOVA YORK*

* Profª Drª Conceição Evaristo on The first Conference of Brasilian Women Writen in Nova York - October 16th, 2009. Confira no Vídeo alguns momentos deste emocionante evento!

*Escritora, Poeta, Educadora, Mestre e Doutora em Literatura, a Profª Drª Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte e vive no Rio Janeiro. Emocionou o público na BEA (Brazilian Endowment for the Arts) Biblioteca Brasileira de Nova York, durante a Iª Conferência de Escritoras Brasileiras em Nova York em 16 de Outubro de 2009, que aliás tem poucas inscritas e da literatura Afro somente ela e mais uma profª de São Paulo estavam no evento.

* Eis um excerto de sua fala: "Talvez estas mulheres, como eu, tenham percebido que se o ato de ler oferece apreensão do mundo, o de escrever ultrapassa os limites de uma percepção da vida. Escrever pressupõe um dinamismo próprio do sujeito da escrita, proporcionando-lhe a sua auto inscrição no interior do mundo. A nossa escrevivência não pode ser lida como história para ninar os da casa grande, e sim para acordá-los dos seus sonos injustos."

*PARABÉNS Profª Drª CONCEIÇÃO EVARISTO, muito nos orgulha sua Arte, seu Labor e suas Vitórias!*

Denise Guerra

*Fonte: http://youtube.com/

2 comentários:

Thomaz disse...

Ouvi todos os 2 textos. Imagino que o primeiro, "Que cor eram os olhos da minha mâe?", a autora leu de um tele-prompter, que exibia o texto de um dos seus livros. Bons textos!

Denise Guerra disse...

Oi Dom, obrigada pela visita! você está enganado, fui aluna desta profª e ela conta histórias assim mesmo de cabeça sem ler nada, é uma Griot nata! Que bom que vc viu! Bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.