*Brasília, 19 de novembro de 2009*
O Departamento de Estado dos EUA distribuiu hoje seguinte declaração:
O governo dos Estados Unidos e o povo americano congratulam o povo brasileiro pela comemoração, no dia 20 de novembro, do Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares. A vida de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e sua luta sem trégua contra a escravidão constituem um símbolo eterno de liberdade e justiça.
*
Hoje, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos reconhecem as importantes contribuições de afro-descendentes em nossas sociedades e o imperativo de combater a discriminação, que impactou de modo negativo os dois países. No mês passado, nossos governos, em parceria com a sociedade civil e nossos setores privados, reuniram-se pela primeira vez em Salvador da Bahia no histórico Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial. Celebramos juntos a diversidade de nossa herança e estamos desenvolvendo e compartilhando melhores práticas para garantir oportunidades iguais para afro-descendentes e, na verdade, para todos os cidadãos de nossas nações.
*
Neste importante dia, felicitamos o povo do Brasil e esperamos uma longa e frutífera parceria, pois, juntos, proporcionamos liderança e exemplos de democracia, diversidade e justiça social para o nosso continente e para o mundo.
*
*Missão Diplomática dos EUA no Brasil celebra Consciência Negra*
*
No espírito do Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial, durante todo o mês de novembro a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil estiveram engajados em eventos que celebram a diversidade e a igualdade racial no Brasil e nos EUA.
*
“Nenhum país e nenhum povo pode aproveitar todo o seu potencial sem os talentos de todos os seus indivíduos”, disse a Encarregada de Negócios, a.i., da Embaixada dos EUA Lisa Kubiske. “Promovemos a igualdade, não porque é moralmente correto, embora isso seja importante, não apenas porque é bom socialmente, embora isso também seja importante, mas por ser uma necessidade econômica e política.”
*
Co-patrocinamos orgulhosamente o Hutúz Filme Festival, que é organizado pela ONG Central Única das Favelas (CUFA) no Rio de Janeiro e ressalta obras audiovisuais e cinematográficas que abordam a cultura Hip Hop e suas vertentes.
*
Também trouxemos ao Brasil a mostra fotográfica “De King a Obama”, que abriu esta semana no Museu Afro Brasil em São Paulo e destaca a história da luta pela construção da igualdade racial nos EUA. Fotógrafos dos EUA cujos trabalhos fazem parte da mostra visitaram São Paulo e trocaram experiências com alunos da Escola de Fotografia da ONG Meninos do Morumbi.
*Fonte: Embaixada americana
*Jornal Ìrohìn: http://www.irohin.org.br/onl/new
Um comentário:
Uma boa iniciativa que executada com verdadeiro espírito de seriedade pode render bons frutos.
Bjs.
______
Leia também > RIO ENTERTAIMENT
http://jafogandooganso.wordpress.com
Postar um comentário