Tolba Phanem-Poeta Africana, lutadora pelos direitos civis das mulheres.
“Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a “canção da criança”Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção.
Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam sua canção.Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta.Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção.
Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam-se e,igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na "viagem". "Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção.
"Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor.Então lhe cantam a sua canção".
"Teus amigos conhecem a "tua canção" e a cantam quando a esqueces. Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou as escuras imagens que mostras aos demais.
"Eles recordam tua beleza quando te sentes feio;tua totalidade quando estás quebrado;tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso."
Fonte:http://www.youtube.com
6 comentários:
Que lindo isso!
Bjos ;)
Poxa, jura que conhece Joel Rufino ? Adoraria poder conhecê-lo. Ele foiu meu vizinho de bairro.
respeito, amor, carinho, solidariedade...
Bjs, Denise.
Olá Silvana, Agradeço sua visita, adorei seu trabalho estarei no seu espaço sempre. Na verdade eu conheço um pouco da obra dele e meus amigos de Madureira e da Serrinha (pessoal do Samba) é que convivem com ele. Ainda não o conheço pessoalmente. Seja bem-vinda! Bjs!
Muito bom.Uma lição de vida.
Meu amor, obrigada pela visita e pelo comentário! Tem tudo haver com vc esta canção! Bjs!
Postar um comentário