♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

♫Participei do Curso *Abordagem Orff e as Tradições Africanas: Música, Dança e Educação Musical Multicultural (Orff-Afrique)* profº Kofi Gbolonyo de Gana♫

*Aqui com minha amiga musicoterapeuta Benita Michahelles e o profº ganense Kofi* 
*Dançando e cantando com o profº Kofi*
*Tocando e cantando com os colegas de curso sob a regência do profº Kofi*
*Tocando com a minha querida profª musicoterapeuta Marly Chagas e o profº kofi*
*Com o grupo de trabalho improvisando numa música folclórica ganense com copos plásticos*
*A turma reunida no final de um curso muito proveitoso! No detalhe de uma foto cheia de pessoas especiais à direita de calça cinza e blusa escura a profª Cecília Conde, reponsável pela criação do 1º curso de musicoterapia do Brasil aqui no CBM - RJ. Do meu lado direito a profª Azoilda Loretto da UERJ. Não daria para falar de todas as estrelas desta foto mas, ressalto ainda a figura do Eduardo Destord regente do coral Yun Asé Orin sentado à esquerda do profº Kofi. Aos demais colegas peço desculpas por não poder citar todos os nomes mas, deixo meus sinceros agradecimentos por todas as doações e trocas! *

O curso o qual participei teve por nome: Abordagem Orff e as tradições africanas: Música, dança e educação musical multicultural (Orff-Afrique). 
Professor Kofi Gbolonyo (Gana)- 19 a 21 de janeiro de 2011

"Toque a dança, cante o tambor, dance a canção" - Oportunidade única de vivenciar a abordagem Orff-Afrique de educação musical durante três dias com o professor ganense Kofi, numa paisagem paradisíaca da região serrana do Rio de Janeiro, aproximando diversidade cultural (multicultura), música africana, teoria e performance. Tópicos:
·         Orff-Afrique e a poliritimia africana: a arte rítmica de tocar.
·         A “arte de jogar” do Orff-Afrique: jogos e canções infantis do oeste africano.
·         Música e danças tradicionais do oeste africano.
·         Repertórios para coro tradicionais da África

Público alvo: professores de música, instrumentistas, cantores, atores, dançarinos, etnomusicólogos, alunos de música e todos os interessados em educação musical.
Carga Horária: 21 horas
Horário: 9h às 17h

Queridos amigos e leitores, o Método de Carl Orff, um professor alemão, foi criado para o ensino da música desde a infância incluindo-se os diversos elementos de produção músico-corporal que o homem pode utilizar: dançar, cantar, tocar, expressar. Com formação no método Orff, o professor Kofi adaptou as vivências da cultura africana relacionando  o que é natural da África ao que se processou como método europeu. Selecionou então, um repertório rico, diverso, criativo e mágico nos levando ao encontro também das nossas raízes afro-brasileiras. Foram três dias de muita construção do eu, de contato com a ancestralidade, de trocas expressivas com os participantes! Adoramos! Valeu professor Kofi Gbolonyo! Denise Guerra.

Um comentário:

lucidreira disse...

Parabéns amiga, você sempre buscando uma melhor adequação em sua área, e isso é magnífico, reciclar nossos conhecimentos é buscar melhoras no que queremos e gostamos de fazer.
Bjos. e abraço.

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

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*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*

*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.