♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

♫CORPOREIDADE E CAPOEIRA - Curso de Pós-Graduação Lato Senso no Espaço Atlântica Educacional*





ÁREA: CORPOREIDADE E CAPOEIRAGEM


A Capoeira, ao longo do tempo e por meio de sua história tem se mostrado como elemento fundamental para a preservação e o resgate da cultura afro-brasileira, e a formação identitária da nação, tendo se tornado patrimônio cultural e imaterial brasileiro. E por aliar de forma especial teoria e prática, transforma-se em eficiente instrumento sócio-educativo, aparecendo com destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais como sugestão dos blocos de conteúdo no tocante a luta, sendo considerada a única atividade da cultura corporal de movimento brasileira. A mesma é contemplada na lei 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e da culturas afro-brasileira e indígena. Em função do exposto, a relevância deste curso justifica-se pelo seu caráter de pioneirismo na área e de atendimento a uma demanda e uma lacuna na formação dos profissionais que trabalham na área que buscam especializar-se. Para tanto, o curso tem como destaque a disseminação e produção de conhecimentos, permitindo o desenvolvimento de pesquisas, a troca de experiências, o entendimento de seus fundamentos, e conseqüentemente, o incentivo e o benefício de sua prática. A Capoeira, ao longo do tempo e por meio de sua história tem se mostrado como elemento fundamental para a preservação e o resgate da cultura afro-brasileira, e a formação identitária da nação, tendo se tornado patrimônio cultural e imaterial brasileiro. E por aliar de forma especial teoria e prática, transforma-se em eficiente instrumento sócio-educativo, aparecendo com destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais como sugestão dos blocos de conteúdo no tocante a luta, sendo considerada a única atividade da cultura corporal de movimento brasileira. A mesma é contemplada na lei 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e da culturas afro-brasileira e indígena. Em função do exposto, a relevância deste curso justifica-se pelo seu caráter de pioneirismo na área e de atendimento a uma demanda e uma lacuna na formação dos profissionais que trabalham na área que buscam especializar-se. Para tanto, o curso tem como destaque a disseminação e produção de conhecimentos, permitindo o desenvolvimento de pesquisas, a troca de experiências, o entendimento de seus fundamentos, e conseqüentemente, o incentivo e o benefício de sua prática.



*Maiores Informações: Atlântica Educacional

*Coordenação: Profª Doutora Maria Teresa Salgado
*Endereço: Rua Mem de Sá , Nº: 252, Centro
*Telefones: (21)2221-1720 / 2509-0528

*Imagem da Capoeira: www.googleimagens.com

2 comentários:

Guará Matos disse...

É a afiramação completa da Capoeira como arte e movimento cultural de excelência. Afasta de vez a visão marginal que a pouco temo ainda se tinha do misto de esporte, dança e folclore.
Meste Pastinha (Angola) e Mestre Bimba (Regional), nesse momento devem estar interagindo com os seus "jogos" diferentes, numa perfeita harmonia.
Bjs.
_______
Leia Também > RIO ENTERTAINMENT
http://jafogandooganso.wordpress.com

Denise Guerra disse...

Oi Guará, a capoeira é tudo de bom e tem levado o nome do nosso país mundo a fora. Já estava na hora de colocá-la no seu merecido lugar de destaque. Bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.