♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 22 de novembro de 2009

*Dia da Consciência Negra do Brasil - declaração do Departamento de Estado dos EUA*

*Brasília, 19 de novembro de 2009*

O Departamento de Estado dos EUA distribuiu hoje seguinte declaração:

O governo dos Estados Unidos e o povo americano congratulam o povo brasileiro pela comemoração, no dia 20 de novembro, do Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares. A vida de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e sua luta sem trégua contra a escravidão constituem um símbolo eterno de liberdade e justiça.
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Hoje, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos reconhecem as importantes contribuições de afro-descendentes em nossas sociedades e o imperativo de combater a discriminação, que impactou de modo negativo os dois países. No mês passado, nossos governos, em parceria com a sociedade civil e nossos setores privados, reuniram-se pela primeira vez em Salvador da Bahia no histórico Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial. Celebramos juntos a diversidade de nossa herança e estamos desenvolvendo e compartilhando melhores práticas para garantir oportunidades iguais para afro-descendentes e, na verdade, para todos os cidadãos de nossas nações.
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Neste importante dia, felicitamos o povo do Brasil e esperamos uma longa e frutífera parceria, pois, juntos, proporcionamos liderança e exemplos de democracia, diversidade e justiça social para o nosso continente e para o mundo.
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*Missão Diplomática dos EUA no Brasil celebra Consciência Negra*
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No espírito do Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial, durante todo o mês de novembro a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil estiveram engajados em eventos que celebram a diversidade e a igualdade racial no Brasil e nos EUA.
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“Nenhum país e nenhum povo pode aproveitar todo o seu potencial sem os talentos de todos os seus indivíduos”, disse a Encarregada de Negócios, a.i., da Embaixada dos EUA Lisa Kubiske. “Promovemos a igualdade, não porque é moralmente correto, embora isso seja importante, não apenas porque é bom socialmente, embora isso também seja importante, mas por ser uma necessidade econômica e política.”
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Co-patrocinamos orgulhosamente o Hutúz Filme Festival, que é organizado pela ONG Central Única das Favelas (CUFA) no Rio de Janeiro e ressalta obras audiovisuais e cinematográficas que abordam a cultura Hip Hop e suas vertentes.
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Também trouxemos ao Brasil a mostra fotográfica “De King a Obama”, que abriu esta semana no Museu Afro Brasil em São Paulo e destaca a história da luta pela construção da igualdade racial nos EUA. Fotógrafos dos EUA cujos trabalhos fazem parte da mostra visitaram São Paulo e trocaram experiências com alunos da Escola de Fotografia da ONG Meninos do Morumbi.

*Fonte: Embaixada americana

*Jornal Ìrohìn: http://www.irohin.org.br/onl/new

Um comentário:

Guará Matos disse...

Uma boa iniciativa que executada com verdadeiro espírito de seriedade pode render bons frutos.
Bjs.
______
Leia também > RIO ENTERTAIMENT
http://jafogandooganso.wordpress.com

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.