♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

*Participei do Iº SEMINÁRIO DE CAPOEIRA DE QUEIMADOS - Emocionante ver a Capoeiragem do Rio Reunida!!!


*Amigos, no último dia 10/09 participei do Iº Seminário de Capoeira de Queimados com a presença de grandes mestres da Capoeira do Rio de Janeiro. Ouvi e vi muitas histórias e sobre a Cultura Capoeira. Minha palestra foi sobre CAPOEIRA E PERTENCIMENTO, sobre a qual mostrei um pouco da história da capoeira no Rio de Janeiro no período Joanino onde os Capoeiras ainda que muito perseguidos e tratados como contraventores da lei, serviram ao país participando da Guerra do Paraguai sem armas, claro, e também trabalharam como seguranças das elites brasileiras. Os capoeiras usavam símbolos que deixavam as autoridades em alerta como os assobios, gorros em cores designativas das suas maltas, fitas vermelhas ou amarelas nos chapéus etc. Levantei a questão da Capoeira acontecer simultaneamente entre o Rio Capital no século XIX e na Baixada Fluminense onde havia diversos Quilombos, fazendas e era passagem obrigatória das riquezas  que eram produzidas pelos escravos nas fazendas e nas minas de ouro das Minas Geraes. Segundo o IBGE os município de Japeri e Queimados são os que possuem a maior população de negros da Baixada Fluminense e por este motivo podemos começar a pensar em como se deu a capoeira por aqui? quem foram nossos primeiros capoeiristas? como atuaram? qual o legado destes capoeiras para a Baixada Fluminense? São questões que pretendo levantar e estudar num futuro próximo mestrado.


Como eu estava sem máquina fotográfica estou aguardando as fotos tiradas pela coordenação do evento para posta-las aqui. Aguardem!


Fontes usadas na Pesquisa:


n1.Gomes, Flávio dos Santos. História de quilombolas, mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX. S.P: Cia das Letras, 2006
2.Lopes, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. S.P: Selo Negro, 2004.
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n3.Santos, Gilberto de Oliveira. Da Capoeira e Educação Física. Dissertação de Mestrado. S.P: Unicamp, 2006.
4.Soares, Carlos E. Líbano. A Capoeira Escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). S.P: ed Unicamp, 2004.

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.