♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

♫BANDA BRASIL SHOW: Dança de Salão no Estilo Gafieira com Direito ao Samba Funkeado da Melhor Qualidade♫

A Brasil Show é uma das bandas do Rio de Janeiro preferidas pelos Dançarinos da Dança de Salão apaixonados pelo Samba. Seu estilo audacioso, repertório inovador e, principalmente, o Samba "funkeado" são as marcas do seu sucesso em todos os bailes. Os bailes da Brasil Show de maior sucesso foram sem dúvida os que foram realizados no União da Pavuna, os quais aconteciam desde 1988 às terças-feiras e que atualmente ocorrem no Castelinho da Pavuna, ao lado da Rodoviária da Pavuna, todas as segundas-feiras do mês. Os bailes, entretanto, não são tocados da mesma forma nos diversos locais em que são realizados. Existe uma tendência de se tocar menos samba e mais bolero, além de diminuir o pique do baile conforme os bailes se aproximam da zona sul do Rio ou se o público for da terceira idade.A banda existe desde os anos 60. Os líderes eram Adoniran Peçanha e sua mulher Marlene Peçanha (conhecida como Cigarrinha de Ouro, atualmente mora no Canadá e interpreta músicas gospel). Mas não durou muito tempo e terminou. Nesta época, Robinson e outros antigos componentes (que hoje estão separados), participavam do Copa 7. Num determinado momento, houve um racha. A banda Copa 7 desintegrou-se. Robinson e os outros procuraram Marlene Peçanha para reativar o Brasil Show em outubro de 1977. A partir de 1978, o Brasil Show ressurgiu, mas tocando de forma tradicional. O estilo atual começou mais tarde, por influência da Banda Black Rio, de OBerdan Magalhães, compadre de Robinson.
Mas a idéia de mudar os arranjos não foi do Robinson e sim do Paulinho, o primeiro baterista do Brasil Show nesta segunda fase. No início era tocado "samba paulista" com dois no pé, agora, toca o samba "funkeado" como a banda Black Rio tocava. Veio então o sucesso, que resultou em quatro discos. O primeiro em 1984. Nos dois primeiros, o conjunto estrelou sozinho pela Gravadora Recarey. O terceiro foi pela Gravadora CID, nessa gravação o cantor Jorge Dourado fez tanto sucesso que partiu para carreira solo, e o quarto pela Polygram. Mas os dois últimos são os que Robinson chama de "Pau-de-sebo".

♫AGENDA PARCIAL DA BANDA BRASIL SHOW - OUTUBRO♫

30__Sex__WEST SHOW (Campo Grande)__17:00h

31__Sab__KING NIGHT (Itacuruçá)__21:00h

♫AGENDA PARCIAL DA BANDA BRASIL SHOW - NOVEMBRO♫

01__Dom__C. IRSRAELITA BRASILEIRO (Copacabana)__21:00

02__Seg__CASTELO DA PAVUNA (Pavuna)__19:30h

04__Qua__W. K. GOURMET CLUB (Campinho)__19:00h

06__Sex__CASA DE VISEU (Vicente Carvalho)__18:30h

*FORMAÇÃO ATUAL DA BANDA BRASIL SHOW*

♫Crooner - JORGE SAINT

♫Crooner - DUDÚ CASÉ

♫Crooner - ROSANA DUARTE

♫Teclados - LEANDRO D'ÁVILA

♫Guitarra - LAERTE

♫Contra Baixo - JORGE MOSKITO

♫Bateria - JORGE CASTRO

♫Trombone - FLORINDO

♫Trumpete - JOSÉ CARLOS

♫Saxofones - ROBINSON (Bugatty)

♫Percussão - NILSINHO

♫Tecnico - NILTON

♫Auxiliar - VANDO

*Informações gentilmente cedidas pelo Representante da Banda Brasil Show Robinson (Bugatty).

*Fotos do meu arquivo pessoal (Sou seguidora da Banda Brasil Show há 14 anos)

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♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.