*Revista Ciência Online / 2009 - Volume 3 • 3º Trimestre • Página 550 -Setembro/2009 - ISSN1984-7262
*REDESCOBRINDO BRINQUEDOS CANTADOS NA AFRICANIDADE BRASILEIRA
*Denise Guerra
*RESUMO:
Introdução: A partir da necessidade de construir ações afirmativas para fomentar o enriquecimento da corporeidade e da cultura corporal afro-brasileira dos estudantes do ensino fundamental, haja vista a aplicação da lei 11.645/2008, e sendo os brinquedos cantados instrumentos de apoio pedagógico na Educação Física passados através da oralidade, surge a seguinte questão: Quais histórias, significados, e vivências são apontadas nos brinquedos cantados cujas letras e músicas apresentam temas de matriz africana? Esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de um resgate histórico de elementos da formação racial mestiça do povo brasileiro; e ainda porque busca explicitar que valores sócio-culturais são mostrados nos brinquedos cantados em questão, conforme as contribuições culturais das etnias africanas banto e iorubana presentes na cultura afro-brasileira; deve por fim apoiar a aplicação da lei 11.645/2008, estimulando a contextualização das manifestações expressivas corporais segundo o conceito de cultura corporal. Objetivo: Analisar os conteúdos da oralidade e da expressividade de cinco brinquedos cantados, os quais apresentam em suas letras subsídios da matriz africana, valorizando a corporeidade e a cultura corporal no contexto da afro-brasilidade, como parte da formação da identidade do aluno do ensino fundamental contribuindo para a aplicação da lei 11.645/2008. Material e Método: Utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e coleta de dados da cultura oral seguido da descrição e análises dos fatos. Foram investigados cinco brinquedos cantados identificados pela transmissão oral, sendo três descritos na literatura, e os outros dois recolhidos pela observação das brincadeiras dos alunos do 1º ano de uma escola do município de Queimados. As variáveis estudadas foram: os mitos africanos, as manifestações hostis, o preconceito racial e a ludicidade contidas na amostra da pesquisa. Resultados: 60% das brincadeiras estudadas mostraram dados que apontam o preconceito racial e sugerem ações hostis em suas práticas. 100% dos brinquedos cantados pesquisados contêm elementos da mítica africana e apresentam dados relativos à ludicidade.
Introdução: A partir da necessidade de construir ações afirmativas para fomentar o enriquecimento da corporeidade e da cultura corporal afro-brasileira dos estudantes do ensino fundamental, haja vista a aplicação da lei 11.645/2008, e sendo os brinquedos cantados instrumentos de apoio pedagógico na Educação Física passados através da oralidade, surge a seguinte questão: Quais histórias, significados, e vivências são apontadas nos brinquedos cantados cujas letras e músicas apresentam temas de matriz africana? Esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de um resgate histórico de elementos da formação racial mestiça do povo brasileiro; e ainda porque busca explicitar que valores sócio-culturais são mostrados nos brinquedos cantados em questão, conforme as contribuições culturais das etnias africanas banto e iorubana presentes na cultura afro-brasileira; deve por fim apoiar a aplicação da lei 11.645/2008, estimulando a contextualização das manifestações expressivas corporais segundo o conceito de cultura corporal. Objetivo: Analisar os conteúdos da oralidade e da expressividade de cinco brinquedos cantados, os quais apresentam em suas letras subsídios da matriz africana, valorizando a corporeidade e a cultura corporal no contexto da afro-brasilidade, como parte da formação da identidade do aluno do ensino fundamental contribuindo para a aplicação da lei 11.645/2008. Material e Método: Utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e coleta de dados da cultura oral seguido da descrição e análises dos fatos. Foram investigados cinco brinquedos cantados identificados pela transmissão oral, sendo três descritos na literatura, e os outros dois recolhidos pela observação das brincadeiras dos alunos do 1º ano de uma escola do município de Queimados. As variáveis estudadas foram: os mitos africanos, as manifestações hostis, o preconceito racial e a ludicidade contidas na amostra da pesquisa. Resultados: 60% das brincadeiras estudadas mostraram dados que apontam o preconceito racial e sugerem ações hostis em suas práticas. 100% dos brinquedos cantados pesquisados contêm elementos da mítica africana e apresentam dados relativos à ludicidade.
Conclusão: Percebeu-se nos brinquedos cantados estudados a presença de mitos africanos delineando uma corporeidade e cultura corporal repleta de ludicidade, mas, também, implicadas pelas hostilidades e pelo preconceito racial. Os objetivos traçados para este trabalho foram alcançados já que os instrumentos utilizados permitiram o resgate histórico proposto e a análise de seu conteúdo ofereceu subsídios à valorização da corporeidade e da cultura corporal afro-brasileira contemplando a aplicação da lei 11.645/2008.
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4 comentários:
Não canso de aplaudi-la. Minhas mão já estão inchadas, viva!
Plac! Plac! Plac!
Essa mulher é campeã.
Beijosssssss!
Olá querido Guará, vc é mesmo um entusiasta! Fico feliz de tê-lo por perto! Obrigada! Grande Beijo!
Pelo que vejo vou competir com o Guará.
Abraços
Jader Resende
Olá Jader, obrigada pela visita! Eita que vcs dois estão me zoando né?! Valeu pela força! Bjs!
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