♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 8 de agosto de 2010

*Delegação Brasileira Paraolímpica e Convencional Conquistaram 20 Medalhas nos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Moçambique*

Nossa delegação está de Parabéns!!! Foram 18 medalhas no atletismo convencional e adaptado, além de segundos lugares no handebol feminino e basquete masculino; a competição terminou neste sábado (07/08/2010).


A delegação que representou o Brasil na sétima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) encerrou sua participação nas competições somando 20 medalhas nas três modalidades que disputou. Foram 18 no atletismo convencional e adaptado, além de segundos lugares no handebol feminino e basquete masculino. O número de medalhas ainda pode ser alterado até a publicação oficial dos resultados finais. 

Os jogos terminaram neste sábado (7). Foram 10 dias de competições em seis diferentes modalidades, todas disputadas na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Além de Brasil e dos anfitriões moçambicanos, também participaram competidores dos demais países integrantes da CPLP: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal. Eles disputaram medalhas em seis modalidades: atletismo, handebol feminino, basquetebol masculino, vôlei de praia masculino e feminino, tênis masculino e feminino e futebol masculino. 

Por força do regulamento, os competidores tinham até 16 anos. Nos esportes coletivos, o Brasil veio representado pelas equipes vencedoras das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2009. No handebol, o Colégio Anglo Líder de Recife, no basquete, com os garotos do Colégio Pessoa, de Franca, no interior paulista, e no atletismo, foram os melhores no ranking da categoria.

No atletismo, o Brasil ganhou medalhas em praticamente todas as disputas. Foram 18 no total, fazendo com que o país terminasse em primeiro lugar por equipe no masculino, no feminino e no geral. "Corri bem, consegui duas medalhas de prata e uma de ouro nos 400 metros", conta o paralela Ieltsen Jaques (categoria B2), de Campo Grande (MS). "Foi muito bom, principalmente como preparativo para as Paraolimpíadas de Londres (2012), que são o meu grande objetivo".

Vívian Soares comemorou três medalhas de ouro no B3. "Estava muito nervosa, mas deu tudo certo". Julia Santos (B1) também venceu suas provas, apesar da pouca experiência internacional. "É só a segunda vez que saio do Brasil. Foi muito legal."

No atletismo convencional, Ingrid Norberto conseguiu fazer seu melhor resultado no ano. "Consegui igualar meu melhor tempo nos 800 metros (2 minutos e 17 segundos), que só tinha conseguido no ano passado. Neste ano, o máximo que havia chegado foi 2 e 20", conta. Ela também gostou de conviver com os competidores de outros países, que falam português diferente do brasileiro. "Foi maneiro. Tem algumas coisas que a gente não entende, mas deu até para fazer umas amizades".

Nos dois esportes coletivos que disputou, o Brasil terminou em segundo lugar. No basquete masculino, perdeu apenas na última rodada para a seleção de Guiné- Bissau, por 13 pontos de diferença. "Eles trouxeram garotos muito grandes", disse o chefe da delegação brasileira Jesse Oliveira. A suspeita de que os guineenses eram mais velhos do que o regulamento permitia chegou a ser publicada em um jornal local. Nada foi confirmado.

No handebol feminino, o Brasil perdeu apenas para Portugal, o que deixou a equipe também com a medalha de prata. 

A próxima edição dos Jogos da CPLP será em Portugal, em 2012.
Fonte: Agência Brasil
*

2 comentários:

Guará Matos disse...

Só temos que cumprimentar, não só nossos atletas, mas todos que participaram desses jogos. São todos campeões. Campeões da Superação.
Bjs.

Denise Guerra disse...

Valeu Guará!!!Bjs!!!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

Licença Creative Commons
Afro-Corporeidade e Africanidades de Denise Guerra dos Santos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at afrocorporeidade.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://afrocorporeidade.blogspot.com.

*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*






*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

*ACESSE  http://www.africaeafricanidades.com.br*


*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*
*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

Related Posts with Thumbnails

♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.