♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

♫PAPO ROLHA Forever - Show Revival de um Bar Criativo, Eclético, MultiCultural e Performático♫

Nosso Bar, ponto de encontro de músicos e outros artistas, começou em 1985 e durou até 1997, em Marechal Hermes - R.J. Nestes 12 anos as noites de 5ª a domingo eram iluminadas pelo som das vozes e violões dos artistas Xandú (sentado nesta foto) e Rubens Santana (em pé na foto).
♫Rubinho como chamamos nosso violonista, foi o mentor deste revival e ele procurou convidar alguns dos milhares de músicos que passaram por lá. Ao lado do Rubens nesta foto está o Marcos Vasconcelos, um brilhante compositor, que fez uma das músicas mais pedidas no bar e que virou uma espécie de Hino do Papo Rolha: "Inspiração" que foi cantada no show em verso, prosa e coro.
Nosso amigo Xandú, músico, compositor, hoje com sérios problemas de saúde por causa de uma doença renal crônica, é figurinha fácil do youtube com vídeos mostrando suas composições e interpretações. Xandú fez parte da banda Indiana, e do RIO REGGAE. Destaco em especial o vídeo documentário "Uma força para Xandú", que conta a sua história e trajetória musical pelo samba, reggae, ijexá entre outros ritmos afrobrasileiros e conta com a colaboração de quem puder ajudar este músico maravilhoso. Vejam o vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=ECDrFCbFw_s
 O pessoal da percussão também muito presente no bar: ao fundo no centro Vagner na tumbadora e Beto no tamborim. Aqui na frente o Beto das flautas.
♫Na saída do teatro encontramos vários amigos fora a turma que ficou no palco guardando os instrumentos para depois marcarem o ponto aqui fora. Foi muito bom este Revival, melhor ainda é saber que a chama não se apagou. Passaram pelo PAPO ROLHA pessoas famosas como Seu Jorge, a cantora Luíza Dionízio, os músicos do Farofa Carioca e da banda Caixa Preta, JONNY ALF entre outros. Eis a COMANDA que um poeta preparou para este Revival:
PAPO ROLHA
"
Forever" você COMANDA aqui!
Para 2 e muito mais
Bolo de Canções...........................(  )
Abobrinhas existencialistas..............(  )
Fermentações futebolísticas.............(  )
Convivência Etílica.........................(  )
Atitude Cultural.............................(  )
Resistência Artística.......................(  )
Atitude onírica...............................(  )
Atitude política..............................(  )
Fusões Performática.......................(  )

4 comentários:

Guará Matos disse...

Deve ter sido um colosso de maravilha, que bom mesmo!
felicidades pra toda a turma.
Bjs.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Denise
Muito legal esses reencontros, sempre carregados de lembranças e saudades. Adorei a comanda.
Bjão

lucidreira disse...

Muito legal sua iniciativa, temos que ajudar de alguma forma pessoas que tem dificuldades com tratamento de saúde.
Parabéns.
Abraço

Denise Guerra disse...

Oi amigos Guará, Wanderley e Lucidreira, foi muito bom esse reencontro em torno da música e teve outros depois do show. Bjs no coração de vcs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.