♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 20 de novembro de 2011

*Estudo de Campo em Vassouras: Salve Zumbi!!! Salve Manuel Congo!!!

*Banner sobre os trabalhos dos alunos da E.M. Washington Manoel  - Desenvolvido pelas professoras Denise Guerra e Fátima Muniz - SEMEC Queimados - apresentado no seminário de História da Baixada em Vassouras.                                         
Eu e a profª Fátima juntas ao lado  do nosso banner à esquerda. Meu trabalho sobre brincadeiras africanas e afro brasileiras; trabalho da professora Fátima historiando Queimados no qual ela sai a campo com os alunos levantando a história local . Salve amiga! Salve E.M. Washington Manoel!
*Com a artista que representou uma Mucama em Vassouras a qual nos contou muitas histórias*
*Na casa de cultura de Vassouras vários quadros representando os orixás mais conhecidos , esculturas , livros sobre a África e africanidades etc
Este é um trabalho de reciclagem do museu para fantasias de carnaval: a  branquinha da esquerda é com sacos plásticos, a saia azul da direita é com jornais e a blusa azul é de croché de sacos plásticos, um show!!!
Estas três fotos são do Museu Casa da Hera que possui móveis, louças, decoração e estrutura  do século XIX e início do século XX  dos antigos donos com algumas doações feitas a casa, tudo muito preservado, encantador!
*Daí agente desceu para uma clareira na mata logo abaixo da casa e estavam lá estas pessoas maravilhosas tocando Jongo de Vassouras e dando uma aula de resistência cultural, valorização do pertencimento e da ancestralidade! Dancei muito, cantei, amei!!! Axé meus irmãos jongueiros!
A E.M. Washington Manoel de Souza esteve representada por estes quatro professores guerreiros e mais duas que não estão nesta foto. Este é um pequeno chafariz ou bica dágua do século XIX. Aqui da esquerda para a direita: Profs Fátima, Heloísio, Denise e Avelino, bebendo na fonte das nossas culturas!!!
Sempre na luta! Está escrito no memorial do Manuel Congo!
*Esta é a cachoeira que brotou após a morte de Manuel Congo. Manuel Congo foi líder de um movimento de fuga importante da fazenda Freguesia (Hoje aldeia Arcozelo em Paty do Alferes) no ano de 1838. Conta a história que o dono desta fazenda era muito violento no tratamento aos seus escravos, então, Manuel Congo e seus malungos passaram dois anos planejando o levante e para isso guardaram sementes, pequenos animais, ferramentas e outros pertences para subir a serra em direção a Vassouras e formar um novo Quilombo. No entanto, eles andavam a pé, abrindo caminhos pela mata e a milícia que foi atrás dos fujões ia de cavalo e encontrando o rastro da mata aberta por eles. A maioria dos escravos foram pegos, e castigados, outros fugiram para os arredores de Paracambi, Japeri, e somente 17 deles foram a julgamento sendo condenados a 50 chibatadas dia. Mas, à Manuel Congo que era líder coube a forca e também proibiram qualquer pessoa de sepultá-lo após a sua morte sendo deixado na forca se decompondo. Se a crueldade teve limites máximos durante a escravidão aí está um dos seus episódios mais cruéis!!! Salve Manuel Congo! Salve Mariana Crioula! Salve todos os irmãos que lutaram e lutam por um mundo melhor!

*Crescendo e aprendendo com as histórias dos nossos irmãos negros! Num país com tantas diferenças vamos cultivar a diversidade e a igualdade de oportunidades! Axé!!!

Um comentário:

Banca dos B-Boyzz disse...

Boa Denise! Viva a luta de Manuel Congo, Mariana Crioula e todos os malungo na resistência! Uma linda atividade que vocês armaram, e muito obrigado por divulgar para nós outros! Beijuuus!
Poeta Xandu

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

Licença Creative Commons
Afro-Corporeidade e Africanidades de Denise Guerra dos Santos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at afrocorporeidade.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://afrocorporeidade.blogspot.com.

*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*

*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

*ACESSE  http://www.africaeafricanidades.com.br*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*
*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
Related Posts with Thumbnails

♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.