♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 3 de janeiro de 2010

*A GORDUCHINHA VAI ROLAR NO CAMPEONATO DAS NAÇÕES AFRICANAS A PARTIR DO DIA 10/01/10 EM ANGOLA*


A história do Campeonato Africano das Nações (CAN) começa em 1957, e a primeira edição disputou-se de 10 a 16 de Fevereiro. O Sudão foi o país que teve a honra de dar o pontapé inicial à maior manifestação futebolística do continente berço. Na prova que não contou com eliminatórias de acesso, apenas três seleções estiveram presentes. Sudão, na condição de anfitrião, Egito e Etiópia. A África do Sul era a quarta, mas foi excluída devido ao apartheid, que assolava o país.
*
Nos anos seguintes o CAN ainda não tinha uma definição quanto a periodicidade das disputas que aconteceram com variações de tempo entre 1, 2 e 3 anos. Só em 1968, na 6ª edição, ocorrida na Etiópia é que o campeonato teve sua periodicidade marcada a cada dois anos. No cômputo total dos títulos o Egito tem a hegemonia com 6 campeonatos vencidos, seguindo-se com 4 taças para Ghana, 3 para Camarões, 2 para Nigéria e um para os seguintes países: Etiópia, Marrocos, África do Sul, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Argélia, Sudão, Zaire e Tunísia.

Nesta 27ª edição do CAN que ocorrerá em 2010, Angola será a anfitriã. Há 20 países disputando 16 vagas. Os países luso-africanos tiveram pouca participação nestes eventos do futebol africano, certamente pelas graves complicações política ocorridas como as lutas de libertação e as guerra civis que se findaram recentemente como é o caso de Angola. Por tanto, Angola está de Parabéns mostrando sua energia renovadora sediando um evento da dimensão do Campeonato Africano das Nações (CAN)!!!

A cerimónia oficial de abertura começa às 18h45 do dia 10/01/10 no estádio 11 de novembro em Luanda capital de Angola. Haverá entoação do hino da Confederação Africana de Futebol, CAF, discurso de seu presidente, Issa Hayatou, e declaração de abertura da 27ª edição da Taça, pelo presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.
O espectáculo cultural da cerimónia de abertura, às 18h50, realçará a história e as potencialidades do país. “O grande tema é ´Angola, país de futuro´; ontem, hoje e amanhã”, disse Manuel Sebastião, director da Cultura de Luanda e coordenador técnico do Ministério da Cultura para a Taça.
]
As coreografias, com 2.300 figurinos, vão expressar artisticamente a escravatura, a luta pela libertação e a proclamação da Independência de Angola, para além das potencialidades do país e o esforço de reconstrução nacional.

A organização de toda a cerimónia de abertura, com respecto à tecnologia de som, imagem e luz, está sob a responsabilidade da empresa de eventos Cunha Vaz. Segundo Vicente Carvalho, coordenador geral da empresa, 100 técnicos estrangeiros e 100 técnicos angolanos estão a trabalhar para o êxito da festa.

Às 20h, depois da saudação das equipas pelo presidente José Eduardo dos Santos, pelo ministro da Juventude e dos Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, pelo presidente da CAF e pelo presidente da Federação Angolana de Futebol, FAF, Justino Fernandes, inicia-se o jogo inaugural Angola e Mali.
VAMOS ACOMPANHAR E APOIAR, AFINAL, NÓS BRASILEIROS SOMOS EXPERT NO FUTEBOL!



*Site Oficial: http://www.can-angola2010.com

7 comentários:

Guará Matos disse...

Nada melhor que um futebol para alegrar o povão tão carente de outras coisas, né?
O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos é outro que se perpetuou o poder e não larga o "osso" de forma alguma. Adora um "pão e circo" e apenas isso. Com essa competição esportiva no país ele vai poder "beber mais um pouco o sangue" de seu povo.
Angola é uma terra de muitas riquezas, a maioria da população é explorada e ganha uma merreca, o tal do kwanza (homenagem ao rio da região), pouco vale. Pra se ter uma idéia 1 Dolar vale cerca de 90 kwanza.
Os angolanos, em quase tudo, negociam na moeda norte-americana. Quem tem, beleza. Quem não tem, passa sufoco.
Restaurante, lojas de conveniências, hotéis, shopping, lojas de produtos importados, incluem as de brasileiros, tudo é dolar.
Para não falar do exôdo de Angolanos, principalmente de famílias que sofreram com a guerra, seja combatendo ou não, que se espalharam pelo mundo. No Brasil recebemos muitos deles. Aqui no Rio de Janeiro, na região onde se localiza os bairros da Lapa e Cruz Vermelha moram bastante angolanos.
É amiga Denise felizmente ou infelizmente os dois lados da moeda é que fazem a diferença.
Você sempre informando com qualidade sobre o "universo negro" nos dar a oportunidade de esmiuçarmos os temas e colocarmos nossas opiniões.
Beijos.

Eric disse...

Hi, ur blog is really fantastic and Interesting, u should promote it, I knew a website called blogerzoom.com for advertising and marketing, They are offering very unique features with cheap prices. They will promote ur blog through all over the network, all u have to do is choose ur pack plus pay affordable prices and rest leave it to blogerzoom advertising team to promote ur blog in every network. And see how u enjoy a lot of traffic while blogging. Finally happy new year to u and ur family...

AFRICA EM POESIA disse...

é bom passar por aqui e sentir o cheiro da terra
Deixo um beixo Feliz 2010 e ...

MENSAGEM DE NATAL

Natal
Do menino negro
Que é igual
Ao menino branco
E o menino negro
Ao ser amamentado...
A sua Mãe
Também Negra
Alimenta-o
Dá-lhe o seu leite
Leite de Negra
Que é apenas...
Leite Branco.


A todos os meninos do Mundo...um beijo

AFRICA EM POESIA disse...

DEnise
Voltei


Feliz Ano Novo

NOVO ANO

Novo Ano
Nova Vida
Nova Esperança ...
Novo Recomeçar ...

E neste Ano

Eu quero
Nova Vida
Nova Esperança
Novo Renascer ...

Com a certeza
Que se quisermos
Podemos fazer
Deste Ano ...

Um Ano Novo
Um Ano Melhor! ...

LILI LARANJO

Um beijo

Denise Guerra disse...

Oi Guará, a situação sócio-econômica dos africanos em geral é péssima; além de sofrerem com as privações que as diversas guerras de libertação e guerras inter-étnicas lhes impôs e impõem até hoje, eles também convivem constantemente com usurpadores estrangeiros e aproveitadores donos do poder.Nas conferências que tivemos no Back2Black foi muito destacado a indignação das cabeças pensantes da África e das mãos atadas em que eles estão pois vencer o poder da grana só com muita mandinga! Obrigadão por seus sensatos comentários! Bjs!

Denise Guerra disse...

Hi Eric, you are Welcome! I like your visit! Thanks for your commentaries, praise and suggestions!!! I'm going to Know about the site that you mean. Come back here as soon as possible. Happy New Year for you and your family too! By!

Denise Guerra disse...

Olá Lili, seja bem-vinda! quem bom que estás de volta! Obrigada por suas visitas e presentes poéticos! Um grande beijo!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

Licença Creative Commons
Afro-Corporeidade e Africanidades de Denise Guerra dos Santos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at afrocorporeidade.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://afrocorporeidade.blogspot.com.

*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*






*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

*ACESSE  http://www.africaeafricanidades.com.br*


*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*
*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

Related Posts with Thumbnails

♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.