♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

*SAIU A EDIÇÃO Nº8 DA REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES - PARTICIPO COM O ARTIGO ACALANTOS AFRO-BRASILEIROS* CONFIRA!



*Caros Amigos e Leitores do Afro-Corporeidade,

*Repasso a relação de textos publicados na nova edição (Fevereiro/2010) da Revista África e Africanidades. Participo com o Artigo: ACALANTOS AFRO-BRASILEIROS*


*Para acessar todo o conteúdo on-line você deve visitar o site www.africaeafricanidades.com.*


*Lembramos a todos que agora o site possui uma ferramenta de busca localizada acima da logo que permite que o usuário pesquise por autor, assunto ou palavra-chave dentro de todas as edições, agilizando e facilitando a disseminação de informação. *


*Os interessados em participar da próxima edição (Maio / 2010) deverão encaminhar artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, opiniões até o dia 30 de março. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de abril no site da Revista África e Africanidades.

Vejam normas e linhas de pesquisa em nossa página na seção Normas. *


*ARTIGOS*


*A construção da identidade afrodescendente
**Helenise da Cruz Conceição* - FAVIC / Brasil *Antônio Carlos Lima da Conceição* - UFBA / Brasil.


*Águas de Oxum para um corpo contemporâneo
**Nadir Nóbrega Oliveira* - UFBA / Brasil


*Axé-Axé: o megafenômenobaiano
**Ianá Souza Pereira* - UFBA / Brasil*


*Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira no ensinode Ciências: um grande desafio **Douglas Verrangia* - UFSCar / Brasil


*Contribuições contra a invisibilidade e o silenciamento afro-descendente
**Alexandre de Oliveira *Fernandes - UNEB / Brasil


*Cruzando olhares: figurações do narrador em “As duas sombras do rio.
**Luana Antunes Costa* - USP / Brasil


*Direito e moral em “Ualalapi”
**Esmeralda Simões Martinez* - Universidade Clássica de Lisboa / Portugal


*E quem disse que Chapeuzinho Vermelho não pode ser negra
**Paulo de Tássio Borges da Silva* -UESB / Brasil


*Identidade cultural: comunidades quilombolas do extremo sul da Bahia em questão
**Eduardo Luis Biazzi de Abreu* - FACTEF / Brasil


*Jongo e resistênciacultural
** Luciana da Conceição Figueiredo* - UCAM / Brasil


*Lições da Mãe – África: uma performance desconhecida do ambientalismo africano
**Maurício Waldman* - UNICAMP / Brasil*


*Marias que venceram na vida: uma análise da ascensão da mulher negra via escolarização em Salvador,BA
**Edilene Machado Pereira** - PUC-SP / Brasil


*O basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador
**Ruy J. Braga Duarte* - UFBA / Brasil


*O samba como resistência e reafirmação
**Larissa Lisboa* - UNICAMP / Brasil*


*Representações identitárias luso-angolana no tempo dos flamengos: A ressignificaçã o histórico-ficcional e sócio-cultural em “A gloriosa família"
**Isabel Leslie Figueirêdo de Menezes Lima* - UFBA / Brasil


*Tensões e desafios para a implantação da lei 10.639/03 no município deItapetinga – BA
**José Valdir Jesus de Santana* - UFSCar / Brasil Joeslei Santos Alves - UESB / Brasil*


***RESENHAS***
*A carne mais barata do mercado é a carne negra
**Alex Santana França* - UFBA / Brasil


*O narrador oblíquo de Mia Couto: Venenos de Deus, Remédios do Diabo
**Anselmo Peres Alôs* - ISCTEM / Moçambique*



**COLUNAS**
*CINEMA À procura dafelicidade **Roberto de Oliveira – Eddi MC*

*CORPO: SOM E MOVIMENTO *Artigo: Acalantos Afro-brasileiros
**DENISE GUERRA* - SME de Queimados / Brasil*


*CRÍTICA LITERÁRIA* “Praianas - Revisitações do Tempo e da Cidade”
**Ricardo Riso *- Universidade Estácio de Sá / Brasil*

*LITERATURA AFRO-BRASILEIRA* Por dentro do "Caroço de dendê: a sabedoriados terreiros", de Mãe Beata de Yemonjá
**Assunção de Maria Sousa e Silva* - UESPI e UFPI / Brasil

*MITOLOGIA AFRICANA* Mitos de Exu: entre ordenamento da estrutura econduta social e história exemplar
**Nágila Oliveira dos Santos * ESFLUP / Brasil*- PSICOLOGIA *

*Qualquer forma de amar vale apena
**Ana Luiza dos Santos Julio *- Abrapso / Brasil

SALA DE AULA- ATITUDE FILOSÓFICA

*Filosofia de raiz africana como um pensamento da complementaridade
**Luis Carlos Ferreira dos Santos - UFBA / Brasil-

*POR DENTRO DA HISTÓRIA O teatro de bonecos: uma metodologia de inserção dahistória das populações negras na sala de aula.
**Waldeci Ferreira Chagas - UEPB / Brasil-


*PLANO DE AULA *Cooperação e Solidariedade
**Luis Carlos Ferreira dos Santos - UFBA / Brasil


*RELATÓRIO DE PESQUISA*
*Negros estão fora do parlamento brasileiro: balanço eleitoral do votoétnico negro presença dos negros noparlamento.
**Alexandre Braga e Adilson Nascimento* - UNEGRO / Brasil

*OPINIÃO*


*A guerra civil noEquador
**Alexandre Braga* - UNEGRO / Brasil

***Cadernos África e Africanidades Adquira já o seu no http://www.lojaafricaeafricanidades.com


*Informações enviadas gentilmente pela diretora da Revista África e Africanidades Nágila Oliveira, a quem agradeço desejando muito sucesso para esta nova edição da revista!

4 comentários:

Guará Matos disse...

Muito legal sua coluna e a revista.
E suas "dicas" para as brincadeiras são bastante ricas.
Bjs.

Thomaz disse...

Olá, Denise. Tudo sempre interessante o que posta, de coisas que eu não conhecia. Pode-me matar uma curiosidade? De onde nasceu seu profundo interesse pelos assuntos afro-brasileiros? (vale uma bela crônica)

Denise Guerra disse...

Oi Guará, uma musicoterapeuta me disse pela história de vida complicada que tive que o que me salvou ou amenizou o que passei foram as Brincadeiras, por isso eu valorizo tanto, sabendo que ela pode estar salvando muitas crianças por aí. Obrigada pela presença! Bjs!

Denise Guerra disse...

Oi Dom, entre vários motivos que não dá pra citar, os maiores motivadores do meu interesse pelos assuntos afro-brasileiros foram e são suas expressões culturais. Desde pequena, sem influência nenhuma eu me apaixonei pelo samba, capoeira, dança etc, daí cresci com este pertencimento que só a ancestralidade pode explicar melhor! Achei engraçado a sua questão. Bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫
♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

*Registrado no Creative Commons*

Licença Creative Commons
Afro-Corporeidade e Africanidades de Denise Guerra dos Santos é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at afrocorporeidade.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://afrocorporeidade.blogspot.com.

*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*






*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

*ACESSE  http://www.africaeafricanidades.com.br*


*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*
*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

Related Posts with Thumbnails

♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.