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domingo, 18 de julho de 2010

Mini-Curso no VI COPENE (Congresso dos Pensadores Negros - UERJ - 26 a 29/07/2010)*

*Mini-Curso
Um Passeio Por Narrativas & Saberes de Mulheres Negras Norte-Americanas
Proponente: Profa. Dra.Katia Santos
Carga Horária: 6 horas [encontros em dois turnos, de 3 horas cada, no dia 26/7/2010]
Número de Participante: entre 10 e 15 participantes.
Equipamentos Necessários: Data Show/ Smart Classroom

*Ementa:

Mini-curso voltado para a produção escrita – ou para o exercício da Escrita Criativa – de mulheres negras estadunidenses com o propósito de promover um diálogo crítico entre escritoras e participantes no intuito de acessarmos identidades e experiências outras, no movimento da Diáspora Negra. Embora a escrita não seja a única forma de expressão a ser visitada nos dois encontros, como exemplo de narrativa, a escrita será, sim, a forma privilegiada. E a escrita e/ou narrativa será também a forma de interação final dos participantes neste “passeio” por terras estrangeiras das palavras negras. Nossas convidadas especiais para este encontro serão Alice Walker, bell hooks, Edwidge Danticat, e cada uma de nós, mulheres e homens, inseridas que estamos nos contextos Brasil-Estados Unidos. Enfim, este curso é um convite a todos que queiram acompanhar este tourpor subjetividades estrangeiras-familiares.

*Justificativa/Objetivo:

Este mini-curso se pretende uma extensão das minhas atividades acadêmicas no programa de pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, onde desenvolvo a pesquisa intitulada Novas Escritas em Antigas Urbes: Escrita Criativa, Mulheres Negras & Estudos Culturais, aliadas à minha experiência como instrutora de cursos universitários sobre “narrativas de mulheres de cor das Américas” em universidades dos EUA nos meus quatro últimos anos de moradia neste país. Embora no projeto de pós-doceu trabalhe com escritoras negras brasileiras e norte-americanas, no mini-curso trabalharei apenas com autoras afro-americanas/norte-americanas sem que deixemos o Brasil de lado um só instante. A intenção é que pensemos as produções de narrativas na Diáspora Negra tendo como foco a escrita criativa de mulheres negras, e o que estas nos apresentam como “álbum textual” – palavras/memórias substituindo as fotos que não nos foi permitido ter –, na expressão de bell hooks, ou mesmo como notícias da vida privada dos negros norte-americanos. Evidentemente, estaremos também discutindo o impacto e importância da produção intelectual na Diáspora Negra, suas instâncias e recortes.

*Metodologia:

A literatura negra norte-americana traduzida para o português – muitas das quais serão usadas no curso – ainda não é representativa, em termos numéricos, da tradição literária afro-americana, o que nos obrigará a providenciar algumas traduções de fragmentos de textos de autoras e/ou assuntos importantes para a nossa discussão. Por isso também nos valeremos ainda de muitos outros materiais/recursos pedagógicos na construção dessa temática, o que tornará nossos encontros ainda mais dinâmicos e abrangentes. As discussões e interações serão constantes e necessárias, como o é qualquer construção de saber. No segundo e último dia de nosso encontro, tod@s @s participantes serão convidad@s a apresentar suas próprias [breves] narrativas, de qualquer natureza, sobre tudo o que tivermos discutido nos dois encontros, como uma forma de, efetivamente, promovermos a produção da escrita criativa, do “álbum textual”, que dê conta de nossas subjetividades e saberes.

*Temas a serem privilegiados:

* Educação
* Feminismo Negro/ Womanism
* Família
* Memórias
* Espiritualidade
* Intimidade/ Intimacy
* Literatura/ Fazer Literário/ Escrita Criativa
* Cultura Popular e Negritude
* O sujeito Negro e a Academia
* Sexualidade/ Gênero
* Tradição/ Modernidade
* Ativismos

*Sobre Katia Santos:
doutorou-se em Cultura e Literatura Brasileiras no departamento de Línguas Românicas da University of Georgia em 2005, instituição onde obteve também o certificado em Estudos Feministas tendo como foco as questões concernentes às mulheres negras norte-americanas, além ter optado pelos Studies of African-American Culture and Literature como minor[sub-área]. Atualmente é pós-doutoranda em Estudos Culturais no PACC/UFRJ e faz MBA em Cinema-Documentário na FGV-RJ.
*
*Fonte:
Enviado através de email para publicação a pedido da Drª Kátia Santos.
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♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.