♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

terça-feira, 27 de julho de 2010

*Notícias do COPENE - 2010*


*Começou ontem o IV COPENE (Congresso de Pensadores Negros) na UERJ e além de uma enriquecida e extensa programação, está sendo comemorado o 10º aniversário de criação da ABPN(Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Pesquisadores Ilustres compareceram e abrilhantaram o evento com suas histórias, vozes e letras.

Para esquentar os tamborins, ou melhor, os instrumentos de percussão de origem africana como DJAMBÊ, TAMBOR BATA, AFOXÉ etc, fui para o Mini-curso DANÇAS BRASILEIRAS DE MATRIZES AFRICANAS: A Experiência da dança na construção identitária de adolescentes e jovens, com o professor EVANDRO PASSOS (UNESP).

*Na foto estamos utilizando a fusão de ritmos que a África nos deu*
À minha direita o profª Evandro Passos, atrás as colegas Gaúchas.

*Aqui os intrumentos e percussionistas que acompanham o profº Evandro Passos, e por último com o afoxé, um colega capeirista mineiro que participou da dança conosco.

*Os ritmos africanos estão diretamente relacionados com a natureza, e os movimentos vindos das danças dos orixás são repletos de energia vital (AXÉ!)


*Aqui, depois de um curso energizante, todos com a certeza de ter somado um pouquinho mais nas trocas de experiência com o outro. como dizem os moçambicanos " Warethwa" (Em frente!).


*No final do dia, fomos para a abertura oficial do COPENE, e em primeira mão assistimos a encenação da leitura do livro de Cidinha da Silva Os Nove Pentes D'África com Iléa Ferraz e grande elenco, muita MAGIA nesta hora!

*Por fim, o tão esperado, aclamado, inflamado e iluminado discurso da Drª Conceição Evaristo, o qual falou da história, da resistência e da força do negro, sobre tudo no espaço acadêmico, mas, também em todos os espaços da sociedade. Seu discurso, como sempre, encantou os presentes que responderam com demorados aplausos. Meus Respeitos aos mais velhos, eles são a nossa bússola! Bravo Drª Conceição Evaristo! Axé!


*Minhas queridas Geny e Chris Abreu. A Sílvia que estava zanzando pra lá e pra cá não estava na hora da foto, e o nosso querido Ricardo Riso chegou depois da foto, então vale o registro das presenças de nós 5 mosqueteiros do curso Laços e Diferenças da Atlântica Educacional.


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*Fonte: Fotos do meu arquivo pessoal. Denise Guerra.
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Um comentário:

Guará Matos disse...

Oba, e vai rolar a festa....
Bjs.

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*

*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.