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sábado, 25 de julho de 2009

*CAMPEONATO AFRICANO DAS NAÇÕES (CAN) ANGOLA 2010, FUTEBOL COM DIREITO AO MELHOR DA MÚSICA AFRICANA*

*Por Denise Guerra*

A história do Campeonato Africano das Nações (CAN) começa em 1957, e a primeira edição disputou-se de 10 a 16 de Fevereiro. O Sudão foi o país que teve a honra de dar o pontapé inicial à maior manifestação futebolística do continente berço. Na prova que não contou com eliminatórias de acesso, apenas três seleções estiveram presentes. Sudão, na condição de anfitrião, Egito e Etiópia. A África do Sul era a quarta, mas foi excluída devido ao apartheid, que assolava o país.

Nos anos seguintes o CAN ainda não tinha uma definição quanto a periodicidade das disputas que aconteceram com variações de tempo entre 1, 2 e 3 anos. Só em 1968, na 6ª edição, ocorrida na Etiópia é que o campeonato teve sua periodicidade marcada a cada dois anos. No cômputo total dos títulos o Egito tem a hegemonia com 6 campeonatos vencidos, seguindo-se com 4 taças para Ghana, 3 para Camarões, 2 para Nigéria e um para os seguintes países: Etiópia, Marrocos, África do Sul, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Argélia, Sudão, Zaire e Tunísia.

Nesta 27ª edição do CAN que ocorrerá em 2010, Angola será a anfitriã. Há 20 países disputando 16 vagas. Os países luso-africanos tiveram pouca participação nestes eventos do futebol africano, certamente pelas graves complicações política ocorridas como as lutas de libertação e as guerra civis que se findaram recentemente como é o caso de Angola. Por tanto, Angola está de Parabéns mostrando sua energia renovadora sediando um evento da dimensão do Campeonato Africano das Nações (CAN)!!!

*O CAN TAMBÉM É CULTURA!!!*
A cultura enquanto conjunto de hábitos e costumes de um povo permite evidenciar a forma como cada povo celebra as suas vitórias, daí que muitos países africanos têm a sua forma própria de celebrar. A música enquanto forma de expressão cultural pode permitir a difusão pelo continente do CAN Angola 2010. Para tal, o Saxofonista de Jazz Sul Africano McCoy Mrubata foi nomeado embaixador do COCAN 2010. Demais músicos como Salif Keita, Manu Dibango, entre outros foram contactados. A intenção é promover o encontro das artes africanas em geral num mesmo evento tendo a gorduchinha como agregadora. Os Angolanos esperam que seus ilustres músicos como Paulo Flores, Elias Diakimuezo, Bonga Tuenda, Samanguana também possam fazer soar suas Sembas, Kazukutas, Kizombas e os ritmos contemporâneos de Angola.
Que venham os músicos africanos com seus cantos e encantos!!! Que role a bola na melhor das celebrações entre diferentes culturas irmãs!!! Axé Angola!!! Warethwa CAN 2010!!!

*Mascote do CAN ANGOLA 2010*

Fontes:
http://www.can-angola2010.com/
http://jornaldeangola.sapo.ao/

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito do teu web site
é lindo e tem relatos interessantes
sou Angolano e vivo em Angola
tbm sou um amante da artes e da cultura mundial, estou interessanto em aprender com voce . sou o Hamilton Ferreira

amiltonamor@hotmail.com

Denise Guerra disse...

Olá Hamilton, muito obrigada pela visita ao Blog, vocês irmãos Angolanos são sempre bem-vindos! Obrigada pelos elogios e palavras de incentivo, eu é que estou aprendendo a cada dia com a mãe África! Volte Sempre e quando puder deixe sua apreciação. Um forte Abraço! Axé!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.