♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

♫Últimos Dias, Não Perca! Rio de Muane: Afro-Espetáculo de Dança, Teatro e Capoeira♫

Lundu, Samba e Capoeira para contar a história da escrava Muane, no Rio de Janeiro do século XIX. A diretora Denise Zenícola lançou mão de vários elementos da cultura e de religiões de matriz africana. A estética afro-brasileira de Rio de Muane, por exemplo, é um convite à intervenção de capoeiristas e percussionistas no cenário urbano carioca. Já o samba, por seu turno, abre alas para os pregoeiros que revestem as reflexões críticas da escrava Muane de uma sedutora beleza-plástica.


Provocante, a diretora propõe um diálogo, ora conivente, ora contrastante com a aridez do livro Cidade dos Sabios de Luis Antônio Baptista. Rio de Muane é uma adaptação müsico-teatral do texto de Baptista. Enquanto o escritor exuma as atrocidades do regime escravocrata, a dramaturga trilha pela leveza musical sem perder, no entanto, o foco nas mazelas sociais do Rio de Janeiro do século XIX. Ela não poupa o espectador da reconstituição da Cidade dos Tigres. (Muane era Tigre. E Tigres eram escravos que circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro transportando excrementos humanos. Os tigres lançavam os dejetos ao mar). A versão de Zenícola encontra nos cânticos afros, no lundu e no samba soluções para caracterizar os vários períodos históricos pelos quais atravessa o espetáculo.

Ácida, agressiva e guerreira, Muane canta e dança nas rodas de lundu, samba e capoeira para minimizar um doloroso cotidiano. Por esta razão, as cenas de dança de capoeira e dos pregoreiros permitem que espectador respire enquanto repensa a história do Brasil. A ginga da Lapa está inteira na peça Rio de Muane.


*Direção: DENISE ZENÍCOLA*

**Elenco: profissionais de dança, teatro e capoeiristas*


*Cátia Costa (Muane e Mensageiro),
*Débora Camos (Antonia e Lumueno),
*Carolina Ferreira ( Isaura e mulher sentada),
*Wander Paulus (Tião e Negro Ioruba),
*Pedro Mota (Narrador e Oju-Obá),
*Viviane Santos ( Engrácia e menina que dança),
*Kaio Ventura (Capoeira)
*Participação Especial de Mestre Casquinha
*Classificação para 14 anos.

*APRESENTAÇÕES*

*CIA. DE TEATRO CONTEMPORÂNEO*

*Dias: 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de outubro

*Rua Conde de Irajá, 253 em Botafogo - telefones: 2537-5204 *Sab às 21h e Dom às 20h

*Ingresso: 30 reais

*TEATRO DA UNI-RIO*

*Dia 23 de outubro - 19h *Av. Pasteur, 436 - tel.2295-2591


*Informações e imagens gentilmente cedidas pelo srº Mauro Viana – (JIMP Assessoria de Imprensa - 8648-4736)*

2 comentários:

Guará Matos disse...

Atividades é uma forma de mostrar a cultura e atingir os objetivos de divulgar realmente os costumes e a arte.
É legal sair dos esteriótipos dos discursos "politicamente corretos" que eu acho uma bosta e ativar a cabeça da galera com práticas.
Adoro isso.
Beijos Deusa.

Denise Guerra disse...

Valeu Guará! A idéia é exatamente esta, atingir as pessoas com ações e práticas afirmativas sobre a arte e a beleza das nossas vidas e misturas vindas do povo africano que, por terem sido obrigados a estar aqui, transformaram a dor em amor e arte! Somos os privilegiados colhedores dos frutos de muito suor e lágrimas. Respondendo ao Poeta: "Mora, na filosofia, pra que rimar amor e dor..." pena que teve que ser assim, mas já que foi...Como dizem os Moçambicanos: Warethwa(em frente)! Bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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♫VIOLÃO * CAVAQUINHO * GUITARRA * BAIXO * FLAUTA * SAXOFONE * TROMPETE * TROMBONE * CLARINETE * GAITA * PIANO * TECLADO * CANTO * BATERIA * PERCUSSÃO GERAL♫ RUA IGARATÁ, Nº566 - MARECHAL HERMES - Rio de Janeiro* TEL(S):3456-1510/8133-3559* www.empentagrama.kit.net

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*FRUTOS DA DIÁSPORA AFRICANA*

*ACESSE http://www.africaeafricanidades.com.br*

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.