♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

*MEU TEXTO PUBLICADO NA REVISTA CIÊNCIA ON LINE*


*Revista Ciência Online / 2009 - Volume 3 • 3º Trimestre • Página 550 -Setembro/2009 - ISSN1984-7262
*REDESCOBRINDO BRINQUEDOS CANTADOS NA AFRICANIDADE BRASILEIRA
*Denise Guerra
*RESUMO:
Introdução: A partir da necessidade de construir ações afirmativas para fomentar o enriquecimento da corporeidade e da cultura corporal afro-brasileira dos estudantes do ensino fundamental, haja vista a aplicação da lei 11.645/2008, e sendo os brinquedos cantados instrumentos de apoio pedagógico na Educação Física passados através da oralidade, surge a seguinte questão: Quais histórias, significados, e vivências são apontadas nos brinquedos cantados cujas letras e músicas apresentam temas de matriz africana? Esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de um resgate histórico de elementos da formação racial mestiça do povo brasileiro; e ainda porque busca explicitar que valores sócio-culturais são mostrados nos brinquedos cantados em questão, conforme as contribuições culturais das etnias africanas banto e iorubana presentes na cultura afro-brasileira; deve por fim apoiar a aplicação da lei 11.645/2008, estimulando a contextualização das manifestações expressivas corporais segundo o conceito de cultura corporal. Objetivo: Analisar os conteúdos da oralidade e da expressividade de cinco brinquedos cantados, os quais apresentam em suas letras subsídios da matriz africana, valorizando a corporeidade e a cultura corporal no contexto da afro-brasilidade, como parte da formação da identidade do aluno do ensino fundamental contribuindo para a aplicação da lei 11.645/2008. Material e Método: Utilizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e coleta de dados da cultura oral seguido da descrição e análises dos fatos. Foram investigados cinco brinquedos cantados identificados pela transmissão oral, sendo três descritos na literatura, e os outros dois recolhidos pela observação das brincadeiras dos alunos do 1º ano de uma escola do município de Queimados. As variáveis estudadas foram: os mitos africanos, as manifestações hostis, o preconceito racial e a ludicidade contidas na amostra da pesquisa. Resultados: 60% das brincadeiras estudadas mostraram dados que apontam o preconceito racial e sugerem ações hostis em suas práticas. 100% dos brinquedos cantados pesquisados contêm elementos da mítica africana e apresentam dados relativos à ludicidade.

Conclusão: Percebeu-se nos brinquedos cantados estudados a presença de mitos africanos delineando uma corporeidade e cultura corporal repleta de ludicidade, mas, também, implicadas pelas hostilidades e pelo preconceito racial. Os objetivos traçados para este trabalho foram alcançados já que os instrumentos utilizados permitiram o resgate histórico proposto e a análise de seu conteúdo ofereceu subsídios à valorização da corporeidade e da cultura corporal afro-brasileira contemplando a aplicação da lei 11.645/2008.
*Fonte:

4 comentários:

Guará Matos disse...

Não canso de aplaudi-la. Minhas mão já estão inchadas, viva!
Plac! Plac! Plac!
Essa mulher é campeã.
Beijosssssss!

Denise Guerra disse...

Olá querido Guará, vc é mesmo um entusiasta! Fico feliz de tê-lo por perto! Obrigada! Grande Beijo!

jader resende disse...

Pelo que vejo vou competir com o Guará.
Abraços
Jader Resende

Denise Guerra disse...

Olá Jader, obrigada pela visita! Eita que vcs dois estão me zoando né?! Valeu pela força! Bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*

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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.