♫AMIGOS DO AFRO CORPOREIDADE♫

domingo, 6 de dezembro de 2009

♫O PROCESSO EDUCACIONAL EM RODA DE CONVERSAS♫

*Por Denise Guerra*

É difícil acreditar em fórmulas ideais para ações pedagógicas; uma ação pertinente à determinada situação, talvez não ajude em outro momento. Os métodos de ensino são os mesmos, o diferencial está nos contextos sociais, econômicos, políticos e culturais vividos pelos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

A renovação do processo educacional carece de pessoas que acreditem na educação, que sejam dotadas de inabalável integridade moral, ética e intelectual, que suas metas visem a superação de si mesmo enquanto educador e formador da sociedade de hoje e de amanhã.

Nossa responsabilidade pelo outro nos exige persistência e determinação para transformar o que é possível e reconhecer os momentos em que devemos ser complacentes até a próxima oportunidade. Mudar envolve o novo, o desconhecido, talvez o inesperado provoque diversas aflições. Mudar também traz esperanças, o encantamento, a criatividade; a auto confiança pode nascer do próprio desejo de mudar.

Como não temos receitas prontas para renovar e transformar o processo educacional precisamos estar disponíveis à experimentações, abertos às inovações, ser tolerantes com as diferenças e confiantes na certeza de ensinar enquanto aprendemos e aprender enquanto ensinamos! A Roda de Conversas está aberta, pode entrar!

Para concluir trago alguns exemplos da sábia cultura oral dos nossos irmãos africanos.
*PROVÉRBIOS AFRICANOS:*
*
"Um provérbio é o cavalo que pode levar alguém rapidamente à descoberta de idéias."
*
"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido."
*
"Se você danificar o caráter de outro, você danifica o seu próprio."
*
"Como a ferida inflama o dedo, o pensamento inflama a mente."
*
"Um inimigo inteligente é melhor que um amigo estúpido."
*
"A esperança é o pilar do mundo."
*
*Texto:Denise Guerra

2 comentários:

Guará Matos disse...

"A renovação do processo educacional carece de pessoas que acreditem na educação, que sejam dotadas de inabalável integridade moral, ética e intelectual, que suas metas visem a superação de si mesmo enquanto educador e formador da sociedade de hoje e de amanhã".

É a grande verdade, querida. É por aí.
Beijos.

Denise Guerra disse...

Oi Guará, obrigada por sua marcante presença! bjs!

♫ESCOLA DE MÚSICA PENTAGRAMA♫ Direção Mapinha * Músico-Professor♫

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*"Capoeira é de Todos e de Deus. Mundo e gentes têm mandinga, Corpo tem Poesia, Capoeira tem Axé"*

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*Frase do Livro "Feijoada no Paraíso" Besouro*
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♫SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS♫

  • *CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
  • *COSTA, Clarice Moura. O Despertar para o outro: Musicoterapia. São Paulo: Summus Editorial, 1989.
  • * FREGTMAN, Carlos Daniel. Corpo, Música e Terapia. São Paulo: Editora Cultrix Ltda,1989.
  • *EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
  • * FREYRE, Gilberto. Casa grande e Senzala. 50ª edição. São Paulo: Global Editora, 2005.
  • *HOBSBAWN, Eric J. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • *LOPES, Nei. Bantos, Malês e Identidade Negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • *_________. Dicionário Escolar Afro-Brasileiro. São Paulo: Selo Negro, 2006.
  • *_________. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
  • *_________. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical: Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
  • PEREIRA, José Maria Nunes. África um Novo Olhar. Rio de Janeiro: CEAP, 2006.
  • *RAMOS, Arthur. O Folclore Negro do Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • *ROCHA, Rosa M. de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-Brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2006.
  • *___________. Educação das Relações Étnico-Raciais: Pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.
  • *ROSA, Sônia. CAPOEIRA(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *__________. JONGO(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *___________. MARACATU(série lembranças africanas). Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
  • *SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
  • *SODRÉ, Muniz. Samba o Dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
  • TINHORÃO, José Ramos. Música Popular Brasileira de Índios, Negros e Mestiços.RJ: Vozes, 1975.
  • _________ Os sons dos negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.